Como Desenvolver Sua Habilidade de Visualização


Pense sobre isso: tudo o que fazemos começa como um pensamento. Toda ação, toda palavra, toda criação humana existe primeiro em nossa imaginação.

A capacidade de ver as coisas antes que elas realmente aconteçam é o que nos permite buscar nossos sonhos e, finalmente, alcançá-los. Na verdade, quanto melhor visualizarmos o futuro que queremos, melhores serão as chances de que isso aconteça.

Treinando a mente, você está treinando o corpo

Seu cérebro não consegue diferenciar bem entre ação real e ação mental. Tem havido pesquisas feitas mostrando que pensar em uma ação - mesmo enquanto seu corpo está em repouso - irá disparar os caminhos neurais em seu cérebro, assim como você estava realmente fazendo isso.

Para ver isso por si mesmo: segure um pedaço de barbante e deixe-o balançar. Então, mantendo a mão o mais imóvel possível, imagine girar a corda ao redor. Muito provavelmente, a corda começará a se mover, muito ligeiramente.

E essa é a boa notícia: o treinamento mental pode melhorar quase todas as nossas habilidades e nos acelerar em direção aos nossos objetivos .

Por exemplo, muitos psicólogos e treinadores de vida recomendam ensaios mentais para todo tipo de coisa. Geralmente é social ou relacionado ao trabalho: para aumentar a assertividade, suavizar uma entrevista ou reunião, ou até mesmo melhorar um encontro. Atletas do mais alto nível também são encorajados a usar a visualização para melhorar sua técnica e sua motivação. Ao entrevistar medalhistas de ouro olímpicos, eles descobriram que vários vencedores usavam a visualização, não apenas pela técnica do esporte, mas também para capturar a sensação de receber uma medalha.

5 Técnicas de Visualização Aplicadas:

Como desenvolvemos e aplicamos a poderosa habilidade de visualização? Aqui eu apresento cinco exercícios básicos em ordem de dificuldade. Faça-os em ordem, passando para o próximo somente quando tiver dominado o primeiro. Você pode levar quantos dias quiser para ficar realmente bom em cada nível, não há pressa.

1º Exercício:
Encontre uma fotografia e aproveite para analisá-la. Memorize todos os detalhes que você puder. Em seguida, simplesmente feche os olhos e tente recriá-la em sua mente. Traga o máximo que puder: as cores, os pássaros no céu, as sardas na pele - o que quer que esteja lá. Abra os olhos para obter mais detalhes, se necessário. Lembre-se de que isso não é um teste: faça isso até ficar bom nisso.

2º Exercício:
Para o segundo exercício, vamos ver de um modo tridimensional. Desta vez, pegue um pequeno objeto: talvez sua caneta ou suas chaves. Mais uma vez, analise todos os detalhes e memorize-os. Não tenha pressa. Agora, feche os olhos e veja o objeto mentalmente. O desafio aqui é começar a girá-lo. Veja todos os detalhes, mas de todos os ângulos. Se você se sentir confortável, comece a trazer alguns arredores. Coloque-o em uma mesa imaginária. Acenda algumas luzes e imagine as sombras piscando.

3º Exercício:
Este terceiro exercício baseia-se no segundo e pode ser difícil para algumas pessoas, embora outras pessoas achem isso muito fácil. Desta vez, recriar seu pequeno objeto, mas com os olhos abertos. Veja no mundo real, bem na sua frente. Mais uma vez, mova-o, gire-o, brinque com ele. Veja como ele interage com os objetos à sua frente. Imagine descansando no teclado, projetando uma sombra no mouse ou derrubando a xícara de café.

4º Exercício:
É aqui que as coisas começam a ficar divertidas. Desta vez, estamos trazendo você para a foto. Pense em um local agradável. Eu gosto de usar minha praia favorita. Agora, imagine-se nisso. É importante estar na cena, não apenas pensando nisso. Traga seus outros sentidos, um por um. O que você pode ouvir? As folhas estão se mexendo, há pessoas falando ao fundo? E quanto ao sentido do tato? Você pode sentir a areia em que você está? E quanto ao cheiro? Você consegue se imaginar comendo um sorvete e sentindo-o deslizar pela sua garganta? Novamente, certifique-se de estar na cena, não apenas pensando nela. Faça este filme mental tão forte e vibrante e detalhado quanto você puder.

5º Exercício:
E no exercício final, vamos tornar as coisas um pouco mais animadas. Traga a localização mental do exercício anterior. Agora - comece a se movimentar, interagindo com as coisas. Pegue uma pedra. Sente-se em um banco. Corra na água. Role na areia. Então, traga outra pessoa. Talvez você possa trazer um amante e coreografar uma dança com ele ou ela. Ou você pode imaginar um amigo. Mantenha uma conversa com ele ou ela. Imagine-os sorrindo enquanto você lhes conta uma piada. Agora, imagine-os batendo no ombro de brincadeira. O que isso parece?

Detalhe e Realismo

A razão pela qual enfatizamos o detalhe e o realismo é simplesmente porque a prática não é perfeita. Como você deve ter ouvido, somente a prática leva à perfeição.

Se eu pedisse a você para imaginar a execução de seus objetivos - se estaria indo bem em uma reunião de negócios, em um encontro ou em esportes - provavelmente você se viu fazendo isso imediatamente. Você ganha muito, você parece legal, e todo mundo se apaixona por você. Isso parece bom, e pode aumentar a motivação, mas, para ser franco, é principalmente uma perda de tempo.

O realismo é a consideração mais importante na visualização. Soldados treinam quase exatamente o mesmo equipamento que vão usar em combate. Nenhum deles ficou realmente bom apenas jogando jogos de tiro no computador ou jogando paintball.

É o mesmo com o treinamento mental. Tudo tem que ser o mais realista possível. Eu costumava ser um boxeador amador e desenvolvia minha visualização para me ajudar a treinar. Meus primeiros filmes mentais eram de eu me movendo e socando como Muhammad Ali. Mas a realidade logo me atingiu na cara - a primeira vez que encontrei um oponente vivo em treinamento, fui destruído.

Minhas imagens mentais até então eram apenas fantasias - construindo castelos no ar. Eu estava perdendo meu tempo.

Mas quando comecei a visualizar corretamente, descobri que cometi todos os meus erros habituais, mesmo em ensaios mentais. Meu coração estava batendo rápido, meus punhos cerrados, e me senti superada com o mesmo medo. E tudo isso, enquanto eu estava sentado no sofá!

Isso significa que eu falhei? Não, isso significava que eu consegui. A partir de então, meu treinamento mental começou a trabalhar para mim. Como carreguei todos os meus defeitos e medos em minha arena mental, qualquer melhoria que eu fizesse lá também começaria a se transferir para o mundo real.

Aplicando a visualização aos seus objetivos

Agora, e se não estivermos lidando com uma habilidade física? E se você tivesse definido uma meta para algo como dinheiro, uma nova carreira ou um feriado?

A visualização se aplica da mesma maneira. Aqui estão algumas dicas para aplicá-la aos seus objetivos:

1. Concentre-se no positivo. Um erro comum é se concentrar no oposto do que você quer. Quando eu queria perder peso, eu inicialmente cometi o erro de postar fotos da minha barriga gorda em todo o meu quarto, pensando que isso estava me motivando. Mas esse foi o caminho errado: ao focar na minha gordura, eu estava apenas mantendo a gordura lá. Eu deveria estar visualizando o peso que eu queria.

2. Tenha, não queira. Pense em algo que você realmente quer. Agora você tem isso? Provavelmente não. Na maioria das vezes, querer é o oposto de ter. Então, quando você visualiza, não pense em querer algo, veja a si mesmo como já está tendo.

3. Seja consistente. Você tem que realmente trabalhar duro nisso. Sua mente é um músculo, assim como seu corpo. Os culturistas de topo não chegaram onde estão trabalhando por dois minutos por dia. Eles trabalharam duro para isso. Faça do seu objetivo sua obsessão ardente, uma paixão e um propósito na vida.

4. Seja específico. A maioria das pessoas tem objetivos vagos. Eles querem vagamente ser ricos ou querem viajar para algum lugar bonito. Onde? Oh, nunca pensei muito sobre isso. É como entrar em um carro com um objetivo vago de querer comprar... alguma coisa. Não vai acontecer, certo? Você quer ter um objetivo específico: estou indo ao supermercado comprar um xampu e uma escova de dentes. É o mesmo com seus objetivos. Defina-o com o máximo de detalhes possível: uma quantia específica de dinheiro, um resultado específico de uma reunião, seja ela qual for.

Albert Foong

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.